segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

[Resenha]  - IDY  "Meu pai fala cada m*rda"


Olá leitores!
Conclui a leitura desse livro na sexta (29/01) a noite, e fiquei de fazer essa resenha no sábado (30/01) para postar aqui no blog. Mas, o que aconteceu?! Adoeci e passei o fim de semana de cama. Lição que aprendi: "Nunca deixe para amanhã aquilo que você pode fazer hoje" kkkk' 





Título : Meu pai fala da merda
Autor : Justin Halpern
Editora : Sextante
Páginas : 144
ISBN : 8575426222
Gênero: Não ficção/Literatura estrangeira











Sinopse - Aos 28 anos, depois de ser dispensado pela namorada, Justin Halpern volta a morar com o pai, Sam Halpern, de 73 anos. Na infância, Justin morria de medo dele, tão mal-humorado, direto e desbocado que beirava a grossura. Agora, já adulto, ele passa a admirar a mistura de franqueza e insanidade que caracteriza os comentários e a personalidade do pai, que considera 'sábio como Sócrates e até mesmo profético'. Disposto a registrar a sabedoria contida nas tiradas de Sam, Justin cria uma página no Twitter para reunir suas frases malucas e observações ridículas. A obra traça um retrato da relação pai e filho e aborda temas da vida - medo, amigos, estudo, namoro, esporte, família.

__________________________________

Começo dizendo que esse livro é hilário! O Sam Halpern, pai do Justin é uma figuraça, como o próprio Justin o define. O livro conta a história do Justin, um cara de 28 anos que depois de ser dispensado pela namorada e de ter aberto mão do seu apartamento em Los Angeles, se vê obrigado a voltar para a casa dos pais em San Diego.






Após a experiência de morar sozinho em Los Angeles, longe da família e da namorada,  por quem todas as sextas-feiras ele pega um longo engarrafamento para vê-la, Justin se vê prestes a acabar com esse problema de distância do seu relacionamento. Diante da proposta de emprego em San Diego, cidade onde mora seus pais e sua namorada, ele decide então se desfazer do seu apto em Los Angeles para viver com a namorada, o que ele não contava era que sua namorada não estaria tão empolgada para partilhar com ele aquela mesma ideia, e foi então que se deu o fim do namoro, e diante disso, sem namorada e sem apartamento ele se vê com apenas uma alternativa, voltar a morar com os pais.



Sobre a hora de voltar para casa
"Não me interessa a hora que você volta para casa, simplesmente não me
acorde. A regra é esta: não me acorde.” 

Na infância Justin morria de medo do pai, ele o achava mal-humorado, ranzinza e desbocado. Mas, já adulto ele observa os conselhos do pai e os acha até sábios. 
E então, vem a parte que achei mais legal do livro. Por achar que seu pai era dotado de alguma sabedoria, e que as frases além de sábias eram engraçadas, o então autor/protagonista Justin Halpern começou a publicá-las no Twitter, e o seu sucesso foi tão grande que deu origem a esse livro. 

"[...] - Bem, existe uma coisa chamada Twitter - comecei
      - Eu sei o que é Twitter. Você fala comigo como se eu não soubesse de porra nenhuma. Sei do que se trata. Você precisa entrar na internet para acessar o Twitter - explicou ele, fazendo o sinal de girar uma chave na ignição ao dizer "entrar na internet".

O livro mostra a relação de pai e filho desde a infância até a fase adulta do Justin. Cada capítulo narra uma dessas suas experiências com o pai, e a cada final de capítulo encontramos algumas das frases memoráveis do pai de Justin. O livro é narrado em primeira pessoa, é bem engraçado e de leitura super rápida, ele tem apenas 144 páginas, então dar para ler dentro de algumas horas e rende boas gargalhadas.

Mas aviso que, ele contém bastantes palavrões, então se você não curte esse tipo de linguagem em suas leituras, não sei se seria uma boa leitura para você.

“Escuta aqui, se alguém está sendo gentil e você não sabe quem é essa pessoa,
saia correndo. Ninguém é gentil sem mais nem menos e, se isso acontecer, a
pessoa pode levar a porra da gentileza para outro lugar.”


Então é isso, espero que tenham gostado.
Até a próxima... Beijos!


Desafio de Janeiro: Ganhei de um amigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário