sábado, 26 de março de 2016

[Resenha] -  Surpreendente - Maurício Gomyde

Olá leitores!
Livro recebido em parceria com o autor, enfim conclui a leitura e agora vim conversar um pouquinho com vocês sobre ele... Então, vamos a resenha!



Título:  Surpreendente
Autor:  Maurício Gomyde
Editora: Intrínseca
Páginas: 272
ISBN: 9788580578089
Gênero:  Drama


Sinopse Aos 25 anos, recém-formado, Pedro está convencido de que é um sujeito muito especial, que tem a missão de usar o cinema como instrumento para melhorar o mundo. Diagnosticado na adolescência com uma doença degenerativa que o condenaria à cegueira, ele contraria a lógica da medicina quando a perda de sua visão estaciona de forma inexplicável. Enquanto comanda o último cineclube de São Paulo e trabalha em uma videolocadora da periferia, Pedro planeja seu próximo filme, a obra que vai consagrá-lo. E, para animar as coisas, conhece a intrigante Cristal, uma ruivinha decidida, garçonete e estudante de física nuclear, que mexe com seu coração. 

A perspectiva idealista de Pedro, porém, sofre sérios abalos. Atormentado por um segredo, ele parte com os amigos Fit, Mayla e Cristal numa longa viagem até Pirenópolis, em Goiás, a bordo de um Opala envenenado. Com câmeras nas mãos e espírito de aventura, a equipe técnica improvisada está disposta a usar toda a sua criatividade na filmagem feita na estrada ao sabor de encontros inesperados e de sentimentos imprevisíveis. E o jovem cineasta descobre que, quando o destino foge do script, nada supera o apoio de grandes amigos.

_________________________________________



Sabe aquele livro que te prende e você não consegue para de lê-lo por nada!? Pois bem, "Surpreendente" é exatamente assim... Um livro incrível, com um enredo fantástico e uma escrita maravilhosa. É um livro maravilhoso!




O livro conta a história de Pedro, ele tem 25 anos é formado em cinema por pura paixão.
Aos 12 anos foi diagnosticado com uma doença degenerativa na retina, onde segundo a medicina ele perderia completamente a visão antes mesmo de completar seus 20 anos. Porém, de forma milagrosa aos 19 anos sua degeneração parou e ele permanece com 70% da visão , e nem mesmo a medicina consegue explicar esse fato, Pedro se considera uma 'aberração positiva da natureza'. Diante de uma segunda chance na vida, ele se empenha ao máximo para levar aos outros a sua volta a oportunidade de enxergar a vida  por um lado positivo, mesmo diante das dificuldades impostas por ela.




Seu maior sonho é conseguir produzir seu filme e ganhar o tão almejado prêmio do cinema, o 'Cacau de ouro' e conseguir de alguma forma tocar as pessoas através do cinema. Mas, algo terrível acontece e Pedro se vê novamente diante do medo de perder completamente a visão. Diante dessa possibilidade Pedro embarca na maior aventura de sua vida, pensando que talvez essa possa ser a última. 
Junto do seu melhor amigo Fit, da colega de trabalho Mayla e da garota que está mexendo com seus sentimentos, a Cristal, os quatro embarcam numa viagem louca para gravar o seu tão sonhado filme. É a melhor história sobre amizade dos últimos tempos.

O Pedro como todo e qualquer ser humano normal vive seus momentos de tensão entre altos e baixos, ele vive momentos de puro otimismo onde nada nem ninguém consegue destruir sua confiança, outrora encara seus maiores medos e duvidas sobre seu futuro incerto.



Surpreendente é um livro encantador, inspirador... é um daqueles livros que carregamos conosco na memória para sempre. Ele nos inspira a acreditar que nossos momentos de dificuldades podem ser superados e que podemos ser felizes com aquilo que temos.

O autor consegue aqui, nesse livro, tocar nossos corações e nos surpreender!


Quotes favoritos:

"Nossa vida é feita de um monte de momentos esquecíveis, entremeados por pouquíssimos inesquecíveis. Por que não darmos a nós mesmos o presente de tentar viver um inesquecível?"  Pág. 49


"O bom da vida está justamente nas buscas que a gente empreende ao longo dela. Afinal de contas, a própria vida é uma busca."  Pág. 90


" (...) se uma pessoa passar toda a existência sem fazer algo realmente excepcional por um amigo, a vida não terá valido a pena..."  Pág. 184


Então é isso pessoal, espero que tenham gostado. Super recomendo essa leitura!
Até a próxima...
Beijos^^ 





Nenhum comentário:

Postar um comentário